5 motivos que levam alguém para a situação de rua

A situação de rua é uma realidade complexa e multifacetada que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, segundo o IBGE, em 2021, havia cerca de 222 mil pessoas em situação de rua, um aumento de 14,7% em relação a 2020.

3 min de leitura
5 motivos que levam alguém para a situação de rua

O número de pessoas em situação de rua vem crescendo nos últimos anos, e esse é um problema que precisa ser enfrentado. É importante entender os fatores que levam alguém a viver nas ruas, para que possamos encontrar soluções para esse problema.

Existem diversos fatores que podem levar alguém a viver nas ruas. Os principais são:

1. Desemprego

A perda do emprego é outro fator que pode levar à situação de rua. A falta de renda pode dificultar o acesso a moradia, alimentação e outros bens e serviços essenciais.

2. Conflitos familiares

Os conflitos familiares também podem levar à situação de rua. Violência doméstica, abandono e negligência são alguns dos fatores que podem contribuir para que uma pessoa se sinta obrigada a deixar seu lar.

3. Uso abusivo de álcool e outras drogas

O uso abusivo de álcool e outras drogas é um dos principais motivos que levam as pessoas à situação de rua. O consumo de drogas pode levar a problemas financeiros, familiares e de saúde mental, que podem dificultar a manutenção de um lar.

4. Problemas de saúde mental

Os problemas de saúde mental, como a depressão, a ansiedade e a esquizofrenia, também podem levar à situação de rua. Essas condições podem dificultar a capacidade de uma pessoa de trabalhar, manter relacionamentos e cuidar de si mesma.

5. Desigualdade social

A desigualdade social é um fator estrutural da nossa sociedade que contribui para a situação de rua. As pessoas que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza têm mais chances de enfrentar os fatores de risco mencionados acima, como desemprego, conflitos familiares e problemas de saúde mental.

Além desses fatores, outros também podem contribuir para que uma pessoa viva nas ruas, como:

  • Doenças crônicas
  • Violência
  • Expulsão de casa
  • Falta de acesso a serviços básicos

É importante lembrar que a situação de rua é uma condição complexa e multicausal. Não existe uma solução única para esse problema. É necessário um conjunto de ações de diferentes setores da sociedade, como políticas públicas, ações de assistência social e campanhas de conscientização.

Por isso criamos a Jornada da Emancipação, um projeto de cuidado indivualizado que tria, capacita e emprega pessoas em situação de rua! Nosso projeto com 1 ano de existência já formou 45 pessoas em situação de rua e empregou 17! Nosso objetivo é formar 100 pessoas em 2024.

Na mídia

    Todos os direitos reservados © 2024
    Designed by

    Whatsapp

    Por favor, preencha os campos abaixo para acessar o nosso atendimento via WhatsApp.