10 projetos que ajudam a população de rua para você participar

Ser voluntário é transformador, tanto para quem participa, quanto para quem recebe. Conheça algumas iniciativas para você se voluntariar.

7 min de leitura
10 projetos que ajudam a população de rua para você participar

Você já foi voluntário em algum projeto social ou alguma ONG? Não? Com certeza, essa é uma coisa para se fazer pelo menos uma vez na vida. Mais do que isso, é muito importante que o Brasil tenha uma cultura de voluntariado. Isso é: que a gente passe a dar mais nosso tempo, nossos recursos, talentos e dinheiro para organizações que transformam o mundo.

Mas como sabemos, muitas pessoas não sabem por onde começar a ajudar, não sabem onde encontrar essas organizações que estão atuando, ajudando e convivendo com os mais vulneráveis. Então, pensamos em listar aqui 10 coletivos ou ONG’s para você se voluntariar e passar a ajudar, cada vez mais pessoas. Mas, lembrem-se, estamos na pandemia e todo cuidado é pouco na hora de irmos para as ruas, mesmo que seja para fazer o bem.

1. SP Invisível

Nós também precisamos de voluntários, apoios financeiros, mão de obra e do seu tempo em nossas ações ou ouvindo histórias com a gente.

O SP Invisível é um movimento de conscientização da sociedade através de histórias dos invisíveis de São Paulo, principalmente da população de rua. Além disso, realizamos ações que ajudam as pessoas nas ruas, como o Natal Invisível, o SP Sem Frio, o Carnaval Invisível e nossa ação de Páscoa, a Páscoa Invisível.

Acompanhe o nosso trabalho e seja nosso voluntário! Vai ser um prazer poder contar com você! Sempre precisamos de voluntários na área de comunicação, psicologia e várias outras área, e em nossas ações contamos com centenas de voluntários e queremos contar com vocês!

Mas, como o texto não é sobre a gente. Seguem aqui os nossos parceiros:

2. Missão CENA

Sem a Missão CENA não existiria SP Invisível. Falamos isso porque os nossos co-fundadores e vários outros voluntários do nosso projeto começaram se voluntariando na Missão CENA. Durante a pandemia, eles estão diariamente servindo refeições na região do Campos Elíseos na Cracolândia.

Porém, numa época normal, às terças nossos irmãos e irmãs de rua vão na Casa Amarela, como a CENA é conhecida, e são bem recebidos com almoço, banho, roupa nova, música e uma palavra de carinho. Essa operação sempre precisa de voluntários e conta com você! Você também pode se voluntariar na creche deles ou na fazenda. Converse com a organização.

Ah, e não poderíamos esquecer que é na Missão CENA que acontece o Natal Invisível, nossa ceia de Natal para mil cidadãos de rua e que você também pode ser voluntário.

3. Novos Sonhos

A ONG Novos Sonhos também atua na Cracolândia e é uma parceira do SP Invisível em várias ações, como a Páscoa Invisível ou o Banco de Sonhos, ação que fizemos com crianças e adolescentes que moram pelo centro e que fazem aula de skate na ONG. Além do skate, dentro da organização funcionam vários cursos de artes, línguas e esportes. Você pode ser um professor voluntário ou também ajudar nas entregas de refeições que são feitas, tanto na Cracolândia, quanto na Favela do Moinho e outros bairros pela região do centro.

4. Pãozinho Solidário

O Pãozinho Solidário é um projeto recente que tem apenas um ano, mas já cativou muitos voluntários que todas as quartas vão para o centro da cidade de São Paulo entregar pão, café, água e tudo o que tiver direito, inclusive Gibis da Turma da Mônica. Isso mesmo, o gibi que o Pãozinho entrega é o maior sucesso nas ruas. O que chama muita atenção no projeto é o seu cuidado e excelência em todos os detalhes do que eles fazem, é um projeto com um coração enorme. Entre em contato com eles e seja voluntário!

5. Anjos da Cidade

O Anjos da Cidade é um projeto liderado pela Andreia que todas as noites das terças-feiras, religiosamente, vai para as ruas e os voluntários do Anjos já são super conhecidos por onde passam, pois o projeto existe há quase 30 anos e uma marca acompanhou o projeto desde a sua existência, o amor. Então, se você conversar com as pessoas que estão na rua, certamente elas vão conhecer o Anjos da Cidade. É um projeto que vale a pena conhecer e emprestar suas noites de terça-feira para ajudá-los e fazer o bem com eles.

6. Instituto Human

Está cada vez mais frequente e mais conhecido entre as pessoas em situação de rua, um evento onde elas tem acesso a tudo: banho, barbeiro, comida, assistência social, assistência médica e até um shopping para pegar roupas novas. Esse evento é o Human Day que o Instituto Human realiza. O projeto realiza ações com menos frequência do que os outros, mas é um dia que vale muito a pena participar e que não vai faltar trabalho, pois tem várias áreas em que você pode ajudar. Fique por dentro de quando será o próximo Human Day e seja voluntário!

7. Hamburgada do Bem

Outro projeto que temos o prazer de chamar de parceiro é a Hamburgada do Bem. Tudo começou num evento em que fizeram hambúrgueres para algumas crianças que nunca tinham comido hambúrguer. Hoje, eles tem milhares de voluntários, atendem não só crianças, mas também a população de rua através do Hamburgada na Rua e também não só entregam hambúrgueres, mas como vários outros itens e em ações muito mais completas. É um outro projeto que precisa de você e que não vai faltar trabalho porque eles fazem muita coisa e muita coisa legal!

8. Tem Sentimento

O coletivo Tem Sentimento atua com redução de danos na região da Cracolândia, através da arte. Um projeto lindo que é muito parecido com o que acreditamos, pois trabalham com autonomia, identidade, histórias e dignidade, não um olhar generalizado e esteriotipado sobre a população de rua. O Tem Sentimento está sempre fazendo coisas novas, tanto no campo da assistência social, quanto nas artes e na moda. Gostaria de conhecer um pouco mais o trabalho deles? Entre em contato e seja voluntário, vai ser uma experiência incrível.

9. Projeto Superação

O Projeto Superação atua nas ruas e, principalmente, nas favelas de São Paulo há 13 anos conectando quem quer doar com quem precisa da ajuda. Fora isso, também fazem algumas ações emergenciais até fora de São Paulo, como foi o caso da ação no sertão de Canudos na Bahia. Assim como o GAS, o Superação também se destaca por sua inteligência na entrega, fazendo um trabalho de logística bem amplo e efetivo. Tudo isso, sem deixar o afeto, o cuidado e o carinho de lado.

10. Júlio Lancelotti

Toda causa tem o seu patriarca e sua matriarca. Da nossa causa do povo de rua, o padre Júlio Lancellotti é o nosso patriarca. Temos a honra de viver no mesmo tempo que ele e não podemos perder a oportunidade de contribuir com o seu trabalho e com sua militância. Padre Júlio não sai das ruas, mesmo nos períodos mais críticos da pandemia e quando não estava vacinado. Mesmo com muita relevância, o seu trabalho ainda precisa de braços. Se você tiver tempo e disposição, vá até o Padre Júlio Lancellotti que você não vai se arrepender de poder ajudar o seu trabalho.

Sigam o SP invisível no Instagram, Facebook e Twitter.

Na mídia

    Todos os direitos reservados © 2024
    Designed by

    Whatsapp

    Por favor, preencha os campos abaixo para acessar o nosso atendimento via WhatsApp.