Como é a saúde mental de quem mora na rua?

Entenda porquê a população em situação de rua é altamente propensa ao adoecimento psicológico e como a saúde mental pode levar pessoas à situação de rua.



Mundialmente conhecido como o mês da campanha de prevenção ao suicídio, o setembro amarelo é um momento para falar sobre a valorização da vida e a conscientização de um diálogo sobre Saúde Mental. Mas, antes de entender o que é Saúde Mental, precisamos compreender o significado de Saúde:


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas o estado de ausência de doença”.

Logo, considerada um direito humano fundamental, a Saúde inclui fatores como moradia, acesso a alimentação, atividade física, entre outras condições relevantes que vão muito além da inexistência de enfermidades.


morador de rua

Porém, ao contrário de Saúde, a OMS não apresenta uma definição oficial de Saúde Mental. Cada ser humano é único dentre as diversas culturas existentes, fazendo com que um conjunto de regras capaz de estabelecer uma boa Saúde Mental seja inviável.


Mesmo assim, com a nossa experiência entrevistando pessoas em situação de rua por mais de sete anos, podemos notar alguns requisitos inquestionáveis para se ter saúde mental:


1. Uma boa qualidade de vida cognitiva ou emocional.

2. Capacidade de reconhecer as exigências da vida e lidar com elas.

3. Manter uma rotina saudável com bons hábitos e práticas.

4. Saber seus limites e buscar ajuda, quando preciso.


Não é difícil de imaginar que a população em situação de rua está mais vulnerável a doenças mentais, visto que uma pessoa nesta condição não tem sequer o básico para se viver com dignidade.


A SP invisível entende que o adoecimento mental da população em situação de rua é uma realidade que leva uma grande porcentagem das pessoas para a situação de rua e neste mês se propõe a documentar o tema nas redes sociais.


Siga a SP invisível no Instagram, Facebook e TikTok.



 

INSCREVA-SE NO NOSSO PORTAL E RECEBA MAIS NOTÍCIAS

Obrigado!