Lixo de uns, luxo de outros. Você sabe o que é insegurança alimentar?

Por que níveis alarmantes de fome e pobreza extrema voltaram a assombrar o Brasil em 2021?



A insegurança alimentar nada mais é que a falta de acesso contínuo à alimentação adequada necessária para a sobrevivência. De acordo com o relatório elaborado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional:


"Do total de 211,7 milhões de brasileiros, 116,8 milhões conviviam com algum grau de Insegurança Alimentar e, destes, 43,4 milhões não tinham alimentos em quantidade suficiente e 19 milhões de brasileiros enfrentavam a fome".

Essa triste realidade tornou comum cenas de pessoas se alimentando das caçambas de lixo ou tendo que furtar para conseguir comer.


Foto: Reprodução/YouTube


Esse foi o caso de Rosângela Sibele, uma mulher em situação de rua que, para alimentar os filhos, furtou R$ 21,69 em itens alimentícios de um supermercado de São Paulo e foi detida por isso. Ela afirma:


"Eu não queria, não estou acostumada, não queria fazer. Eu só estava com muita fome, queria muito comer um miojo, estava doida para tomar um leite condensado e um refrigerante gelado. Não tenho dinheiro para isso".

A experiência prática de andar pelas ruas nos diz muito. Os números apenas confirmam o que é extremamente visível: houve um crescimento da população em situação de rua acompanhada pela fome e miséria. Mais que nunca, as ruas gritam por ajuda.


Mobilize-se com a SP Invisível em prol da população de rua conhecendo nosso projeto nas redes sociais!


Fonte: Marie Claire


Siga a SP invisível no Instagram, Facebook e TikTok.



 



INSCREVA-SE NO NOSSO PORTAL E RECEBA MAIS NOTÍCIAS

Obrigado!