O que simboliza o touro de ouro no Centro de São Paulo?

Entenda por que a polêmica estátua do animal representa uma enorme contradição com a atual realidade do país.


Reprodução: Desenhos do Nando/desenhosdonando

O touro de ouro é a personificação do sistema capitalista. Ele é um animal forte, imponente, viril e que tem um ataque letal. Além disso, sua cor é uma alusão ao dinheiro propriamente dito. No mercado financeiro, simboliza prosperidade, progresso e otimismo.


Quando afrontado, o animal usa de sua agressividade para se defender e faz um movimento de baixo para cima com seus chifres. Ou seja, uma ação ascendente que demonstra crescimento, daí vem a expressão “Bull Market”. Quando a bolsa de valores está em alta, está fazendo o mesmo movimento do touro.


Em outras palavras, a estátua instalada no Centro Histórico de São Paulo representa avanço econômico. Porém, quais tipos de avanços econômicos estamos tendo? Seriam estes o aumento da fome, pobreza e desemprego?

morador de rua
Reprodução: streetmemoriesgallery

Aqui vai uma dose de realidade: a fome voltou aos patamares de 2004. No ano passado, 19 milhões de brasileiros passaram fome e 13% dos adultos com 18 anos ou mais deixaram de comer por falta de dinheiro. Atualmente, também acompanhamos relatos de profissionais da educação que viram alunos desmaiar de fome. Como conta uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro:

"Eu fiquei realmente sensibilizada por essa situação. Por que é isso: a fome. Uma fome que a criança não sabe expressar a urgência. E que envolve muitas vezes a vergonha. Para ela é algo humilhante, por isso ela não consegue expressar."

Esses são apenas alguns dentre inúmeros dados que denunciam o triste cenário vivido pelos brasileiros. Portanto, a estátua do touro de ouro mascara questões prioritárias e destaca um falso progresso inspirado na cultura norte americana.


Essa realidade nos incomoda profundamente, sobretudo nas ruas, onde tudo é intensificado. Por essa razão, vamos nos mobilizar contra a fome. No Natal Invisível 2021, trabalharemos ao máximo para diminuir a fome e a dor de quem dorme nas calçadas da cidade. Você também pode ajudar, junte-se a nós!


Siga a SP invisível no Instagram, Facebook e TikTok.


Fontes: Pesquisa da Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 2021)

G1

 

INSCREVA-SE NO NOSSO PORTAL E RECEBA MAIS NOTÍCIAS

Obrigado!