Padre Julio Lancellotti divulga ataque de ódio sofrido nas redes sociais

Atualizado: 27 de jan.

Em umas de suas primeiras postagens de 2022, Julio Lancellotti recebe uma mensagem agressiva e que reflete a desinformação e preconceito acerca da população em situação de rua.


Reprodução: Instagram / padrejulio.lancellotti

Muitas vezes, é difícil acreditar que discursos que incitem o ódio de qualquer natureza sejam normalizados ou, ainda, amplamente difundidos. Hoje em dia, ataques de ódio em redes sociais são muito comuns. Pessoas se escondem atrás de perfis virtuais para ofender e discriminar gratuitamente sob o falso pretexto de liberdade de expressão.


Em umas das primeiras postagens de 2022 em seu perfil do Instagram, padre Júlio Lancellotti exibe uma mensagem que recebeu de uma mulher que o ofende por seu trabalho de assistência à população em situação de rua.


É triste saber que a mensagem desta mulher representa a visão retrógrada, preconceituosa, elitista, violenta e repleta de desinformação enraizada em grande parte da sociedade.


morador de rua
Reprodução: Instagram / padrejulio.lancellotti

Muitos acreditam, de fato, que ações sociais de apoio à população em situação de rua tem como objetivo lucrar em cima da miséria e “prejudicar” a segurança da cidade. É nesse contexto que se inserem as ações e políticas higienistas que buscam afastar e dificultar o acesso da população de rua aos pontos da cidade, sobretudo os centrais.


Enxergar além dos privilégios e da bolha social é necessário. Não há como negar o que está evidente. A população em situação de rua vem crescendo cada vez mais como resultado dos impactos da pandemia e da desigualdade social. Não são necessárias comprovações científicas, a experiência empírica nos diz muito, basta observar o entorno.


Entramos em 2022 e esperamos que esse novo ano traga novas perspectivas para humanizar e sensibilizar as pessoas a respeito dessa triste realidade. Por essa razão, nosso trabalho deve continuar e ser aprimorado.


Sabemos que temos uma longa jornada pela frente, mas quanto mais pessoas atingirmos, maior nosso impacto social. Acreditamos que oferecer solidariedade, amor, empatia e escuta ativa para o próximo tem um potencial transformador.


Siga a SP invisível no Instagram, Facebook e TikTok.


 

INSCREVA-SE NO NOSSO PORTAL E RECEBA MAIS NOTÍCIAS

Obrigado!