Prefeitura de Taubaté oferece capacitação para pessoas em situação de rua

Qual a importância de projetos de inclusão para a população em situação de rua?


Muitas vezes nos perguntamos o que poderíamos fazer para proporcionar uma nova perspectiva de vida para quem vive nas ruas. A resposta não é simples. Segundo a pesquisa nacional sobre a população em situação de rua (2009):

“A constatação de que as pessoas em situação de rua apresentam um perfil indicativo de menores probabilidades de reintegração social e profissional, ressalta a necessidade de maior atenção a este contingente, por meio de políticas públicas mais abrangentes, que incluam, além da ampliação e reorganização das instituições de albergamento, cursos de formação, aperfeiçoamento, atualização nas áreas profissional e de cidadania e saúde, assim como oportunidades para a realização de atividades remuneradas de trabalho”.

morador de rua

Em meio às várias ações necessárias para reinserir pessoas em situação de rua na sociedade, oferecer oportunidades tem um destaque central. Essa foi a decisão da Prefeitura de Taubaté, que através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS), está capacitando a população em situação de rua para prestar o concurso público da cidade em janeiro de 2022. A ação é feita em conjunto com o Centro Pop, que disponibiliza aulas de reforço para os indivíduos atendidos todas as quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. As matérias estudadas são as exigidas no edital do concurso público.


O contato com educação, cultura e o mercado de trabalho devolvem o status de cidadão para esses indivíduos constantemente discriminados e invisibilizados. Iniciativas dessa natureza são essenciais e devem, cada vez mais, ser criadas para atender um contingente maior de pessoas em situação de rua.


Conheça nosso projeto e ajude a população em situação de rua!


Fontes: Pesquisa nacional sobre a população em situação de rua (2009)

Prefeitura de Taubaté


Siga a SP invisível no Instagram, Facebook e TikTok.


 

INSCREVA-SE NO NOSSO PORTAL E RECEBA MAIS NOTÍCIAS

Obrigado!