Projetos sociais que você precisa conhecer: Desintoxica SP

Qual o impacto que cuidados terapêuticos podem ter na vida de quem vive em situação de rua?


O Desintoxica SP é um projeto de ambulatório social e cuidado humanizado que oferece atendimento para pessoas em situação de rua. A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde que ajudam dependentes químicos no processo de redução de danos, ou seja, na diminuição gradual do uso de drogas.


Ao produzir a exposição virtual sobre saúde mental da população em situação de rua, a SP Invisível conheceu o projeto e coletou o depoimento de Edson Ernesto, um ex usuário de crack atendido pelo CTA (Centro Temporário de Acolhimento) do Canindé, região central de São Paulo. Ele relata como a acupuntura mudou sua vida e recuperou sua autoestima.



“Tenho lutado contra o crack há mais de 25 anos. Eu já morei na Cracolândia, fiquei 15 anos aprisionado por causa dessa droga, já morei na rua... O crack judiou muito de mim”.

Ele continua:

“O usuário de crack sempre quer estar junto de pessoas que usam crack junto com ele [...] Pessoas que não tem nada a perder, que vão roubar sem ter medo de ir preso ou de morrer. A mente está trancada e preparada para aquilo”.

Reprodução: streetmemoriesgallery


O indivíduo em situação de rua está mais propenso a desenvolver adoecimento psíquico devido ao estado de extrema vulnerabilidade que se encontra. Esse quadro é potencializado quando há o uso de drogas. Portanto, é natural que haja completa falta de perspectiva e distanciamento emocional por parte dessas pessoas.


“É uma doença que começa pela mente e toma conta do corpo. Quando a pessoa pensar que não, ela já está largada na rua. Essa droga faz com que o ser humano pense que é um lixo e deixe a família, a mãe, o irmão, a casa, os filhos...” [...] Se a pessoa tem uma certa debilidade mental, ela encontra muita dificuldade porque não consegue enxergar a vida mais clara e deixa de sonhar... Ou seja, a mente tranca, fecha para o mundo. A pessoa fica solitária pensando que tudo acabou... A droga faz isso. A mente que tem que dominar o corpo, mas o corpo que começa a dominar a mente”.

O atendimento humanizado faz com que as pessoas acolhidas não sejam mais um número para compor estatísticas, mas sim, seres humanos conhecidos por suas particularidades e histórias. O projeto terapêutico busca resgatar a identidade desses indivíduos e tratar suas questões mais profundas.



“Estou há três meses fazendo acupuntura. Hoje eu consigo pegar um livro de 500 páginas para ler, uma coisa que eu amo e que o crack tinha me tomado. Hoje estou terminando um curso de eletricista, eu gosto de estudar, o crack tinha me roubado isso. Hoje eu consigo fazer flexão, levantar peso, o crack tinha me roubado isso... Ou seja, minha autoestima e minha vida estão sendo devolvidas para mim. Isso tudo através da acupuntura. Eu cheguei no fundo do poço e fui me levantando [...]”

É possível devolver qualidade de vida, motivação e esperança através do trabalho intersetorial de profissionais sérios e que zelam pela saúde física e mental de indivíduos em vulnerabilidade.


Nos apoie e acompanhe o projeto Desintoxica SP e a SP Invisível nas redes sociais.


Siga a SP invisível no Instagram, Facebook e TikTok.


 

INSCREVA-SE NO NOSSO PORTAL E RECEBA MAIS NOTÍCIAS

Obrigado!