Quantas cidades invisíveis existem pelo Brasil?

O SP Invisível foi o primeiro projeto invisível criado, mas existem várias outras cidades por aí que ampliaram o nosso projeto!


O movimento invisível começou em São Paulo no ano de 2014 com o SP Invisível, contando histórias de pessoas em situação de rua e realizando ações para ajudar quem está nas calçadas frias da maior cidade do Brasil.


Porém, conscientizamos também várias outras cidades e o movimento se expandiu de maneira muito maior, quebrando algumas barreiras geográficas e chegando em lugares que nunca imaginamos antes. Outras cidades abriram as suas cidades invisíveis e começaram a contar histórias por aí, vendo quem mais era invisível ao redor do Brasil. Além disso, esses projetos também estão fazendo a diferença na vida das pessoas nas ruas, realizando ações maravilhosas.


Conheça algumas dessas cidades que ampliaram o nosso movimento invisível:


RN INVISÍVEL:

O Rio Grande do Norte Invisível é um dos nossos grandes parceiros. Eles já fizeram nossa ação de inverno e também a de Natal. Além disso, já realizaram ações inovadoras como levar as pessoas em situação de rua no cinema, mensalmente, antes da pandemia. É um projeto que vale a pena seguir e, se você for do Rio Grande do Norte, participar!


RIO INVISÍVEL:


A segunda maior página do movimento invisível é a segunda maior cidade do Brasil, o Rio Invisível. O projeto também já realizou várias ações, contou centenas de histórias e tem uma página no Instagram e no Facebook muito legal. Hoje, o projeto precisa de voluntários e conta com a sua ajuda, se você mora no Rio de Janeiro.



CAMPINAS INVISÍVEL:


Campinas é a terceira maior cidade do Estado de São Paulo, atrás apenas da capital e de Guarulhos. A cidade, infelizmente, conta também com a terceira maior população de rua do Estado de São Paulo e sofre de um hábito criminoso que a capital paulista tem de receber pessoa em situação de rua da capital enviadas para cidades menores de vans. O projeto já fez uma ação muito legal de testagem de ISTS na população de rua e só tem crescido. Não conhece ainda? Siga e acompanhe.



GUARULHOS INVISÍVEL:


Esse projeto é praticamente um filho do SP Invisível, pois surgiu de um grande colega que trabalhou conosco e também pudemos acompanhar os primeiros passos, praticamente como abrir uma "filial" em Guarulhos do nosso movimento. O projeto também foi um grande parceiro nas entregas do Inverno Invisível no ano passado e sempre precisa de voluntários, então se você quiser ajudar, é só entrar em contato com o projeto!


BRASÍLIA INVISÍVEL:


A galera do BSB Invisível é muito animada e tivemos o prazer de participar de uma ação deles no ano passado. Apesar de não ser uma cidade muito conhecida pela quantidade de pessoas nas ruas, mas sim pela política e pelas instâncias do poder, eles tem muito trabalho pela frente e contam muito com a sua ajuda. Então, se você quer se voluntariar, é só falar com eles e mandar uma mensagem na página.



SALVADOR INVISÍVEL:


A Salvador Invisível ou SSA Invisível é uma das páginas mais articuladas, pois elas estão conectadas com muitas redes, várias outras ONG's e empresas. Eles estão sempre fazendo ações e participando também das nossas ações, inclusive a de inverno, mesmo no calorzão da Bahia. Quer participar do Salvador Invisível? Entre em contato com a página deles e seja voluntário!




RIO PRETO INVISÍVEL:


O RP Invisível tem uma particularidade muito legal que é, por ser de uma cidade pequena, com poucas pessoas nas ruas, eles conseguem manter muito contato e ajudar de maneira mais ampla e completa. É um projeto que já conseguiu parcerias com empresas e com a prefeitura, o que possibilitou inclusive a retirada de pessoas das ruas que foram levadas de volta ao seu convívio. Seja voluntário do Rio Preto Invisível!


Essas são algumas páginas invisíveis que compõe o nosso movimento! Seja voluntário em uma delas e siga todas para acompanhar!

Sigam o SP invisível no Instagram, Facebook e Twitter.